doctor-de-excelencia.jpg
VALIDACIÓN DE TÍTULOS Y DIPLOMAS

Doutor Honorário de Excelência

Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional

 

 

EXCELLENTIA DOCTOR - DOUTOR DE EXCELÊNCIA

 

Um reconhecimento à excelência profissional

O Doutor de Excelência Honoris Causa (Excellentia Doctor) é um reconhecimento profissional honorário que fornece uma referência independente de garantia de qualidade para profissionais altamente qualificados em todas as áreas, para aqueles que se esforçam para alcançar permanentemente a excelência pessoal e que se tornam um exemplo motivador em suas comunidades. O Doutor Honorário de Excelência é um selo que reconhece a excelência profissional, uma carreira e trajetória extraordinárias e/ou sucessos internacionais no setor privado daqueles indivíduos selecionados que o merecem.

 

O preço do Doutor de Excelência é de 900 euros.

  

O Doutor de Excelência Honoris Causa

Doutor de Excelência ou Doutor Excellentia (latim: em virtude da excelência) não é um grau académico, pelo que não são exigidos os requisitos académicos habituais de um doutoramento. Doutor de Excelência é um título honorário e pode ser considerado portador do mesmo prestígio e confere os mesmos privilégios e tratamento do Doutor Honoris Causa. Na prática, porém, este diploma tende a não ser popularmente considerado como tendo o mesmo nível de prestígio que os doutoramentos académicos, exceto nos casos em que o destinatário já tenha demonstrado um nível adequado de bolsa de estudos académicos.

Quem recebe um doutorado honorário como o de Doutor de Excelência pode, se desejar, adotar o título de “doutor”. Em muitos países, incluindo o Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e os Estados Unidos, é uma questão de preferência pessoal que um médico honorário use o título de "médico", apesar das circunstâncias subjacentes à sua atribuição. O correto é que quem recebe um título honorário sempre esclareça que esse título é honorário. Por exemplo:

  • Dr. John Smith, D. Exmo.
  • Dr. John Smith, Doutor em Excelência (HC)
  • Dr. John Smith, Doutor em Excelência (Honoris Causa)
 

Como é avaliada a candidatura ao Doutor em Excelência?

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional (EQAC) estabeleceu um sistema de pontos para avaliar a candidatura ao doutorado de excelência. É necessário obter no mínimo 100 pontos para que a indicação seja considerada. A obtenção dos pontos exigidos não obriga a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional a conceder a nomeação para Doutor de Excelência Honoris Causa.

A distribuição de pontos é baseada na interpretação do CV e da documentação fornecida

  • Pontos por idade (divida a idade atual por 2)
  • Pontos por Liderança (1 ponto por cada ano em cargos de gestão)
  • Formação Pós-Graduação (10 pontos por cada pós-graduação)
  • Doutorado (20 pontos para cada doutorado)
  • Licenças e Certificações Profissionais (1 a 5 pontos cada)
  • Corpo docente, ensino e/ou experiência acadêmica (1 a 5 pontos cada)
  • Honras, nomeações e outros reconhecimentos (1 a 5 pontos cada)
  • Publicações, livros, pesquisas e artigos (1 a 5 pontos cada)
  • Serviços demonstrados à Humanidade (5 a 20 pontos)
  • Outros sucessos profissionais e/ou internacionais (5 a 20 pontos)

 

  

As etapas para obter um Doutor de Excelência são:

 

Clique aqui para baixar o aplicativo de serviços de validação da EQAC

 

  1. Baixe o aplicativo de serviços de validação EQAC da internet e preencha-o.
  2. Anexe o seu curriculum vitae e outros documentos que fundamentam a sua candidatura a Doutor em Excelência.
  3. A Secretaria do EQAC irá informá-lo sobre a viabilidade da sua candidatura a Doutor de Excelência.
  4. Se a EQAC aprovar a sua candidatura, irá pedir-lhe o pagamento de uma taxa de 900 euros.
  5. Poderá ainda pagar esta taxa num máximo de três prestações de 350 euros.
  6. Após o pagamento da taxa, seus documentos serão distribuídos aos membros da Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional. A resposta dos membros da comissão leva de três a cinco semanas. Uma vez iniciado este processo, não serão aceitas devoluções.
  7. A Secretaria da EQAC registrará o total de pontos para qualificação ao doutorado.
  8. O Doutor de Excelência não será concedido até que a taxa integral seja paga.
  9. O Doutor em Excelência é conferido na forma de dois graus:
    • The Excellentia Doctor (versão latina)
    • O Doutor de Excelência (versão em português)

 

O preço da validação é de 900 euros.

 

Para qualquer informação adicional contacte o Secretariado da EQAC.

 

 

O Doutor Honorário de Excelência é um selo que reconhece a excelência profissional, uma carreira e trajetória extraordinárias e/ou sucessos internacionais no setor privado daqueles indivíduos selecionados que o merecem.

 

 

  

 

 

CARREIRA INSTITUCIONAL

1999

Os fundadores da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional estavam conscientes da necessidade de estabelecer instrumentos internacionais para promover a qualidade da educação independente. Estes instrumentos são essenciais num mundo global e descentralizado, constituem uma fórmula eficaz para controlar as constantes mudanças no sector da educação privada, garantindo ao mesmo tempo padrões de qualidade na educação. Com a ideia de pensar globalmente através da ação local, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional decidiu enraizar-se nos ambientes socioeconómicos mais representativos do mundo ocidental.

A Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional foi criada no Reino Unido com número de registro: Companies House - 3.728.049, para melhor representar os interesses do Reino Unido e dos países da Commonwealth com a missão de fornecer credenciamento e auditoria de qualidade para instituições educacionais da Commonwealth.

2000 

A Education Quality Accreditation Commission foi criada em Washington DC, Estados Unidos, como uma organização sem fins lucrativos para representar a América do Norte e todas as áreas de influência da língua inglesa. Também foi estabelecida em Espanha com o número de registo: B-80317283, para melhor representar os interesses dos países europeus, mediterrânicos e latino-americanos de língua espanhola.

A Fundação Together in the World (TW), que desenvolveu programas e atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UNESCO sobre a promoção do desenvolvimento social e cultural, incentivou a criação da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional como forma de promover uma educação de qualidade, e complementar o desenvolvimento social e cultural através de iniciativas educacionais independentes que atendam aos padrões de qualidade na educação. A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional foi profundamente inspirada pela política da UNESCO em matéria de educação para o século XXI.

2001

A Fundação TW reconheceu a necessidade de a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional adquirir autonomia institucional. A senhora Mercedes López, diretora da Fundação TW, renunciou às suas funções na Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. O Dr. Francis Dessart, na Bélgica, tornou-se presidente de uma Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação institucionalmente independente. O Dr. Samuel Murinda, do Zimbabué, foi nomeado secretário da EQAC.

2004

O professor Francis Dessart renunciou ao cargo devido à idade avançada e problemas de saúde. O Dr. Samuel Murinda reduziu o seu envolvimento como Secretário da EQAC devido à sua dedicação a outras ocupações profissionais e académicas. Durante alguns anos de reorganização, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional entrou num período de pouca atividade. Em 2008, o Dr. Guillermo M. Olsen tornou-se o novo presidente da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. As atividades, regulamentos e serviços da EQAC e seu website foram revisados. Eduardo Cano, da Espanha, foi nomeado secretário da EQAC.

2012

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional reuniu-se para autorizar uma direção mais executiva da Comissão. Dr. William Martin foi nomeado o novo presidente. Nuria Mañon, da Espanha, foi nomeada secretária da EQAC.