excelencia-personal.jpg
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

A qualidade e excelência da pessoa

Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional

 

 

EXCELÊNCIA PESSOAL E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

 

A Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional (EQAC) acredita que a melhor forma de alcançar a qualidade na educação não depende apenas do diploma obtido ou da acreditação educacional que a escola possa ter.

 

A qualidade da sua educação dependerá principalmente da sua busca pessoal e contínua pela excelência. O aprendizado não termina no dia em que recebemos um diploma. É uma tarefa para toda a vida, um processo de enriquecimento constante que nunca termina.

 

A excelência não é um fim a ser alcançado, mas um processo interminável de melhoria permanente. Existe melhor maneira de viver do que crescer um pouco mais a cada dia? Aqueles que buscam a excelência não competem diretamente com os outros para se avaliarem e compararem as suas próprias realizações. O verdadeiro desafio está sempre entre o que foi feito e o que é capaz de fazer. Nós nos medimos contra nós mesmos e mais ninguém.

 

Todos nós podemos nos beneficiar da busca pela excelência. A excelência é deliberada, não é um acidente que encontramos por acaso. Trata-se de nos perguntarmos mais do que o que as outras pessoas fazem; trata-se de abrigar pensamentos de excelência em nossos corações. Enquanto tentarmos alcançar mais um ideal, o sucesso surgirá naturalmente. A boa notícia é que a excelência está ao alcance de todos, pois consiste simplesmente em fazer sempre o melhor possível. Não se trata de perfeição, que é uma meta inatingível, mas de nos tornarmos aquilo que somos capazes de ser. Aqueles que esperam nos bastidores enquanto observam o sucesso dos outros sabem o que é necessário, mas não querem dedicar seu tempo e esforço para melhorar. Cada um de nós tem que tomar sua própria decisão. Queremos fazer parte da estatística que inclui a maioria medíocre ou queremos fazer a diferença abraçando a excelência?

 

Algumas pessoas dizem a si mesmas que buscarão a excelência mais tarde, quando tiverem um emprego melhor. Eles escondem de si mesmos que os melhores empregos vêm depois de alcançar a excelência, e não o contrário. Eles se perguntam: “por que devo fazer melhor agora, quando tudo o que faço é preparar hambúrgueres, limpar banheiros ou esperar pelos outros?” Talvez não percebam que não existem empregos sem saída, apenas pessoas apáticas; não existem empregos braçais, apenas pessoas braçais. Como disse Martin Luther King: “Se um homem é chamado para ser varredor de ruas, ele deve varrer as ruas como Michelangelo pintou, ou como Beethoven tocou música, ou como Shakespeare escreveu poesia. Ele deveria varrer tão bem que todos os habitantes da terra e do céu parassem e dissessem: aqui vivia um grande varredor que fazia bem o seu trabalho.”

 

Você está qualificado para ser um Doutor de Excelência?

 

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional (EQAC) deseja recompensar as pessoas que demonstram uma busca contínua pela excelência pessoal. Se tornam não apenas um modelo de realização para o seu próprio sucesso, mas também um exemplo de motivação para a sua família, amigos, colegas de trabalho e muitos outros. Para aquelas pessoas que seguem o caminho da excelência, a EQAC estabeleceu a designação honorária de Doutor em Excelência.. Veja mais...

 

Se você brilha pela sua excelência, descubra.
Ele igualmente merece e se qualifica para receber esta nomeação.

 

 

 

 

 

CARREIRA INSTITUCIONAL

1999

Os fundadores da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional estavam conscientes da necessidade de estabelecer instrumentos internacionais para promover a qualidade da educação independente. Estes instrumentos são essenciais num mundo global e descentralizado, constituem uma fórmula eficaz para controlar as constantes mudanças no sector da educação privada, garantindo ao mesmo tempo padrões de qualidade na educação. Com a ideia de pensar globalmente através da ação local, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional decidiu enraizar-se nos ambientes socioeconómicos mais representativos do mundo ocidental.

A Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional foi criada no Reino Unido com número de registro: Companies House - 3.728.049, para melhor representar os interesses do Reino Unido e dos países da Commonwealth com a missão de fornecer credenciamento e auditoria de qualidade para instituições educacionais da Commonwealth.

2000 

A Education Quality Accreditation Commission foi criada em Washington DC, Estados Unidos, como uma organização sem fins lucrativos para representar a América do Norte e todas as áreas de influência da língua inglesa. Também foi estabelecida em Espanha com o número de registo: B-80317283, para melhor representar os interesses dos países europeus, mediterrânicos e latino-americanos de língua espanhola.

A Fundação Together in the World (TW), que desenvolveu programas e atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UNESCO sobre a promoção do desenvolvimento social e cultural, incentivou a criação da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional como forma de promover uma educação de qualidade, e complementar o desenvolvimento social e cultural através de iniciativas educacionais independentes que atendam aos padrões de qualidade na educação. A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional foi profundamente inspirada pela política da UNESCO em matéria de educação para o século XXI.

2001

A Fundação TW reconheceu a necessidade de a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional adquirir autonomia institucional. A senhora Mercedes López, diretora da Fundação TW, renunciou às suas funções na Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. O Dr. Francis Dessart, na Bélgica, tornou-se presidente de uma Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação institucionalmente independente. O Dr. Samuel Murinda, do Zimbabué, foi nomeado secretário da EQAC.

2004

O professor Francis Dessart renunciou ao cargo devido à idade avançada e problemas de saúde. O Dr. Samuel Murinda reduziu o seu envolvimento como Secretário da EQAC devido à sua dedicação a outras ocupações profissionais e académicas. Durante alguns anos de reorganização, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional entrou num período de pouca atividade. Em 2008, o Dr. Guillermo M. Olsen tornou-se o novo presidente da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. As atividades, regulamentos e serviços da EQAC e seu website foram revisados. Eduardo Cano, da Espanha, foi nomeado secretário da EQAC.

2012

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional reuniu-se para autorizar uma direção mais executiva da Comissão. Dr. William Martin foi nomeado o novo presidente. Nuria Mañon, da Espanha, foi nomeada secretária da EQAC.