acreditacion2.jpg
ACREDITAÇÃO EQAC

Solicitação de Acreditação e Custos

Acreditação de Instituições Educacionais

  

 

O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

 

Qualquer instituição de ensino que aspire à acreditação pela EQAC deverá demonstrar através do pedido de acreditação (o relatório de autoavaliação) que cumpre os padrões de qualidade educacional da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional.

 

O pedido de acreditação constitui por si só um guia completo sobre os requisitos para obter a acreditação. Recomendamos que faça o download e leia com atenção para obter mais informações.

 

Clique aqui para fazer o download do Formulário de Acreditação (documento Word .docx)

 

A acreditação no ensino superior é um processo baseado na autoavaliação e na auditoria externa para melhorar a qualidade académica e a responsabilidade institucional da instituição de ensino. Este processo de controle de qualidade na educação ocorre continuamente e geralmente envolve várias fases:

 

 

  1. Candidatura.

A acreditação destina-se a instituições e iniciativas de ensino superior. Qualquer organização, entidade, empresa ou indivíduo devidamente autorizado a ministrar ensino superior e emitir certificações, diplomas ou outras credenciais profissionais ou educacionais pode ser candidato a obter o credenciamento da Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional.

 

As instituições candidatas ao credenciamento devem preparar os estudantes para adquirirem competências específicas para o desempenho de uma determinada ocupação. Ou seja, devem preparar pessoas em ramos do conhecimento, da ciência, da arte ou dos negócios que tenham aplicação numa ocupação ou profissão específica, que normalmente exige formação especializada.

 

  1. Solicitação de acreditação.

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional preparou um pedido de acreditação que orientará as instituições candidatas na preparação do relatório de autoavaliação e de toda a documentação necessária. A instituição solicitante deverá fazer o download deste pedido de acreditação, preenchê-lo e finalmente enviá-lo à Secretaria da EQAC.

 

Esta candidatura é um contrato juridicamente vinculativo entre a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional e a instituição candidata que estabelece os direitos e obrigações de ambas as partes.

Clique aqui para fazer o download do Formulário de Acreditação (documento Word .docx)

 

  1. Autoavaliação e Envio da Candidatura.

Preencher e enviar o pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação) para a Secretaria da EQAC por email (os formatos aceitos são: .doc, .pdf e .jpg) para o email:secretáEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

O corpo docente, administrativo e/ou funcionários da instituição de ensino ou programa acadêmico que solicitar a acreditação deverão elaborar um relatório de autoavaliação explicando e/ou demonstrando o cumprimento dos padrões de acreditação do Comitê de Acreditação da Qualidade Educacional. A própria solicitação de acreditação é um guia sobre todas as normas que devem ser cumpridas e os anexos necessários em cada caso.

 

O preenchimento da solicatação de acreditação para preenchimento do relatório de autoavaliação requer tempo, esforço e a possível participação de diversas pessoas. O resultado da acreditação depende deste relatório de autoavaliação, pelo que é necessário o tempo necessário para a sua elaboração da forma mais adequada. O objetivo deste relatório não é apenas fornecer uma demonstração de conformidade com os padrões de qualidade da EQAC, mas sim orientar vários processos que ajudarão a melhorar a qualidade da sua instituição. Se você tiver dúvidas, entre em contato conosco. /p>

 

A EQAC não vai iniciar nenhum processo de acreditação sem ter recebido a solicitação correspondente.

   

  1. Idoneidade da Solicitação.

A Secretaría da EQAC realizará uma primeira revisão da solicitação de acreditação para verificar que:

  • A solicitação está completa.
  • Todas as perguntas estão suficientemente preenchidas.
  • Em caso de que um critério da solicitação não seja aceitável, identifique que não é aceitável e o motivo.
  • A solicitação inclui todos os anexos.
  • Os documentos são legíveis e estão devidamente ordenados.
  • Cada anexo deve ser um documento PDF, ou una pasta independente e devidamente identificada.

Se não forem cumpridos estes critérios, a Secretaria da EQAC o informará que a solicitação de acreditação apresentada não é viável. Neste caso deverá preencher e completar a solicitação de acreditação com mais detalhes e esmero até conseguir a idoneidade da solicitação por parte da Secretaria da EQAC.

 

Uma vez que aa Secretaria da EQAC confirme que a solicitação de acreditação esteja completa, poderá proceder ao pagamento das taxas correspondentes.

  

  1. Taxas de Acreditação.

A instituição educacional deverá pagar as taxas de acreditação uma vez que a idoneidade de sua candidatura tenha sido confirmada pela Secretaria da EQAC, e antes de que inicie o processo de avaliação da sua solicitação de acreditação (Relatório de Autoavaluação).

 

A informação sobre as taxas está inserida na solicitação de acreditação e também abaixo neste site.

 

A confirmação pela Secretaria da EQAC da adequação da solitcitação de acreditação não implica que a acreditação tenha sido concedida. A acreditação é o resultado de uma série de avaliações de especialistas do relatório de autoavaliação resultante do preenchimento da solicitação de acreditação. O objetivo do processo de adequação é garantir que o pedido esteja suficientemente completo para ser elegível para uma avaliação adequada do pedido.

 

Como o processo de avaliação de um pedido de acreditação pode levar várias semanas, a instituição pode solicitar a divisão do pagamento em duas parcelas. Uma parcela deve ser paga antes do início da avaliação e a segunda parcela antes de receber os resultados da avaliação.

 

A taxa de acreditação não é reembolsável. O pagamento não lhe dá direito a receber a acreditação. O valor cobrado está pagando pelo processo de avaliação do pedido de acreditação, não pelos resultados da acreditação.

  

  1. Entrevista ou visita ao centro.

Uma vez verificado o pagamento, o Secretaria da EQAC distribuirá o pedido de acreditação e os documentos que o acompanham aos membros do comitê disponíveis para avaliação.

 

Se for considerado necessário, um membro do comitê da EQAC poderá solicitar uma entrevista com o representante designado da instituição educacional ou agendar uma visita e inspeção da escola. Esta ação é normalmente agendada se o material fornecido pelo requerente for insuficiente para estabelecer uma avaliação clara ou para entender melhor o cumprimento de algumas normas. Os custos de viagem e despesas relacionadas à entrevista ou visita escolar serão pagos pela instituição de ensino solicitante. A agenda da entrevista ou inspeção no local, os pontos a serem discutidos e o orçamento serão determinados previamente entre o Secretaria da EQAC e a instituição de ensino. Normalmente, estima-se que um dia de entrevista ou visita resolverá qualquer problema.

 

  1. Avaliação de Solicitação de Credenciamento

A comissão analisará as respostas e evidências fornecidas pela instituição educacional em seu relatório de autoavaliação e avaliará como a instituição educacional candidata cumpre cada padrão da Comissão para a Acreditação da Qualidade da Educação.

 

Cada padrão recebe uma pontuação em uma escala de 0 a 4.

A avaliação de cada norma é graduada de acordo com a seguinte escala:

  • 4 - EXCELENTE > No necessita melhora.
  • 3 - NORMAL > Pode melhorar.
  • 2 - ACEITÁVEL > Necessita melhorar.
  • 1 - INSUFICIENTE > Não cumpre os mínimos requisitos.
  • 0 - NULO > Não pode cumprir com os requisitos

  

  1. Anuncio.

A Secretaria da EQAC comunicará os resultados da avaliação inicial de acreditação aos demais membros da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. Os membros têm 12 dias a partir do anúncio para revisar e modificar as descobertas e a pontuação atribuída ao relatório de acreditação inicial.

 

Por fim, a Comissão para a Acreditação da Qualidade Educacional fará um relatório com as suas conclusões sobre a avaliação, incluindo a sua recomendação sobre a acreditação final da instituição de ensino.

 

Este relatório de avaliação de acreditação é também enviado à instituição candidata, uma vez aprovado pelo Presidente da EQAC.


A média resultante de cada norma avaliada determinará o nível de acreditação:

 

  • Acreditação Completa (promédio final entre 3,0 e 4,0)

Requer uma revisão de nova acreditação a cada cinco anos.

 

  • Acreditação Condicional (promédio final 2,0 e 2,9)

Este é um nível temporário de acreditação concedida por um ou dois anos. A instituição de ensino deve passar por uma nova revisão de nova acreditação dentro de 12 a 24 meses após a obtenção da acreditação condicional. Se nesta revisão você não obtiver a acreditação total, o nível de acreditação condicional será negada.

 

  • Acreditação Negada (promédio final 0,0 e 1,9)

O comitê explicará os motivos da recusa. As taxas de acreditação pagas não são reembolsáveis. Qualquer instituição de ensino pode, neste caso, solicitar novamente a acreditação após um período de doze meses.

 

  1. Conclusão e Diploma.

A Secretaria da EQAC comunicará ao Presidente da EQAC os resultados da avaliação inicial da acreditação, bem como quaisquer correções por qualquer outro comissário como resultado do anúncio.

 

O presidente da EQAC revisará o relatório de acreditação para resolver quaisquer discrepâncias que possam ter surgido durante a avaliação dos padrões e para garantir que não haja conflito de interesses. Os resultados finais do relatório de acreditação devem ser aprovados pelo Presidente da EQAC.

 

A Secretaria da EQAC informará a nova instituição de ensino candidata sobre as conclusões do relatório da acreditação e fornecerá sugestões relevantes.

  

Caso seja obtida a acreditação, a Secretaria da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional enviará o diploma de acreditação correspondente.

 

  


 

Custos da Acreditação de Instituições de Ensino

  

A instituição de ensino deverá pagar as taxas de acreditação assim que sua candidatura for confirmada pela Secretaria da Comissão de Credenciamento da Qualidade Educacional e antes do início do processo de avaliação de seu pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação).

 

Acreditação: 1.800 euros

 

  1. Esta taxa é paga após a aceitação do processo de acreditação pela instituição.
  2. Inclui a avaliação do pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação).
  3. Esta taxa inclui o relatório final de avaliação do pedido de acreditação.
  4. Inclui o primeiro ano de manutenção das taxas anuais de acreditação.
  5. Esta taxa NÃO inclui quaisquer despesas adicionais em caso de visita à instituição.

 

OPCIONAL - Honorários de consultoria externa: 1.500 a 3.000 euros

A preparação do pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação) muitas vezes exige muito trabalho e dedicação dos gestores ou reitores sem muito tempo para isso. Preencher o pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação) não é uma tarefa fácil de delegar. Um consultor externo pode ajudar a concluir com sucesso esta tarefa por uma taxa adicional. Os consultores geralmente são membros do comitê EQAC que estão familiarizados com os padrões e procedimentos de acreditação. O consultor não será a pessoa nomeada pela EQAC para avaliar o pedido de acreditação (Relatório de Autoavaliação) a fim de evitar conflito de interesses.

  1. Esta taxa é opcional e será paga diretamente ao consultor do processo de acreditação.
  2. Essa taxa pode variar dependendo da gama de serviços oferecidos pelo consultor.
  3. Esta taxa não inclui a taxa de acreditação que deve ser paga diretamente à EQAC.
  4. Esta taxa evitará a necessidade de uma visita física ou inspeção da instituição de ensino.
  5. O não pagamento dos honorários acordados com o consultor pode impedir a conclusão do processo de acreditação.

 

Re-Acreditação: 900 euros

  1. O processo de recredenciamento é o mesmo que o processo de credenciamento inicial.
  2. Esta taxa inclui a reavaliação do pedido de credenciamento.
  3. Esta taxa inclui o relatório final de avaliação do pedido de acreditação.
  4. Esta taxa inclui a manutenção anual das taxas anuais de acreditação.
  5. Esta taxa NÃO inclui quaisquer despesas adicionais em caso de visita à instituição.

 

 

Manutenção anual: 300 euros por ano

Esta taxa é paga anualmente a partir da data de acreditação pela instituição.

 

A acreditação é um reconhecimento importante porque oferece garantia às pessoas, especialmente aos futuros estudantes, de que a instituição educacional que planejam escolher atende aos padrões de qualidade acadêmica em um mercado globalizado.

 

As instituições credenciadas pela EQAC têm direito a:

  1. Proclamar sua acreditação pela EQAC.
  2. Use o nome e o selo da EQAC.
  3. Receba um diploma de acreditação.
  4. Estar listado no site da EQAC como um membro credenciado.
  5. Um link do site da EQAC para os sites da instituição credenciada.
  6. Use os serviços de monitoramento de mercado da EQAC.
  7. Denuncie comentários recebidos em seu nome.

  

 

UMA VEZ CREDENCIADOS, SEUS GRADUADOS PODEM VALIDAR OS DIPLOMAS QUE OBTÊM EM SUA INSTITUIÇÃO!!
Este é um grande valor agregado aos seus programas de treinamento.

 

 

Beneficios de la Acreditación Educativa de EQAC:

  

Melhoria da qualidade.

A instituição que concluir o processo de autoavaliação guiada pelos padrões da Comissão de Credenciamento da Qualidade Educacional aprenderá como melhorar sua responsabilidade administrativa, integridade institucional e qualidade acadêmica.

 

Reconhecimento.

Cada instituição acreditada pela Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional receberá um diploma de reconhecimento que atesta sua acreditação. Você poderá proclamar sua acreditação e utilizar o nome e selo da EQAC em sua documentação e ações promocionais.

 

Verificação.

O status de acreditação pode ser verificado por terceiros e a qualquer momento através do site da EQAC na lista de instituições credenciadas. Além disso, a Secretaria da EQAC fortalecerá o processo de decisão para alguns potenciais alunos, confirmando por e-mail a validade da acreditação da instituição de ensino.

 

Promoção.

A instituição credenciada terá link ativo para seu próprio site na lista de instituições credenciadas do site da EQAC. Adicionalmente, a Secretaria da EQAC encaminhará qualquer solicitação de informação dirigida ou relacionada à instituição credenciada.

 

Validação de Diploma

As pessoas que se formam em instituições de ensino credenciadas pela EQAC podem obter um diploma que valida seu diploma emitido pela EQAC, que especifica que seu diploma e a instituição que o emite atendem aos padrões de acreditação da EQAC, e também especifica o total de créditos acadêmicos obtidos e seus equivalentes em créditos semestrais estaduais dos Estados Unidos e em créditos ECTS europeus. Este diploma é emitido pela EQAC e tem um custo adicional. Veja mais…

  

Resolução de conflitos.

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional pode intervir de diversas formas e em diferentes níveis na resolução de conflitos que afetam a instituição acreditada. A EQAC pode arbitrar disputas entre membros e/ou estudantes. No caso de qualquer mediação, a EQAC zelará sempre pelos melhores interesses dos estudantes.

 

Controle de qualidade.

A EQAC assegura um acompanhamento permanente da qualidade. A EQAC acolhe todos os tipos de reclamações, sugestões e comentários relacionados a qualquer instituição credenciada. Esses comentários podem fornecer informações úteis e rápidas à instituição sobre os resultados das ações acadêmicas ou de marketing que realiza. Os comentários também são eficazes para ajudar a instituição a detectar problemas, bem como garantir que os padrões da Comissão para Acreditação da Qualidade Educacional sejam respeitados.

 

  

Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional

  

Clique para ver mais sobre:

   

 

Clique aqui para baixar o Formulário de Acreditação (documento Word .docx)

 

CARREIRA INSTITUCIONAL

1999

Os fundadores da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional estavam conscientes da necessidade de estabelecer instrumentos internacionais para promover a qualidade da educação independente. Estes instrumentos são essenciais num mundo global e descentralizado, constituem uma fórmula eficaz para controlar as constantes mudanças no sector da educação privada, garantindo ao mesmo tempo padrões de qualidade na educação. Com a ideia de pensar globalmente através da ação local, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional decidiu enraizar-se nos ambientes socioeconómicos mais representativos do mundo ocidental.

A Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional foi criada no Reino Unido com número de registro: Companies House - 3.728.049, para melhor representar os interesses do Reino Unido e dos países da Commonwealth com a missão de fornecer credenciamento e auditoria de qualidade para instituições educacionais da Commonwealth.

2000 

A Education Quality Accreditation Commission foi criada em Washington DC, Estados Unidos, como uma organização sem fins lucrativos para representar a América do Norte e todas as áreas de influência da língua inglesa. Também foi estabelecida em Espanha com o número de registo: B-80317283, para melhor representar os interesses dos países europeus, mediterrânicos e latino-americanos de língua espanhola.

A Fundação Together in the World (TW), que desenvolveu programas e atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UNESCO sobre a promoção do desenvolvimento social e cultural, incentivou a criação da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional como forma de promover uma educação de qualidade, e complementar o desenvolvimento social e cultural através de iniciativas educacionais independentes que atendam aos padrões de qualidade na educação. A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional foi profundamente inspirada pela política da UNESCO em matéria de educação para o século XXI.

2001

A Fundação TW reconheceu a necessidade de a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional adquirir autonomia institucional. A senhora Mercedes López, diretora da Fundação TW, renunciou às suas funções na Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. O Dr. Francis Dessart, na Bélgica, tornou-se presidente de uma Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação institucionalmente independente. O Dr. Samuel Murinda, do Zimbabué, foi nomeado secretário da EQAC.

2004

O professor Francis Dessart renunciou ao cargo devido à idade avançada e problemas de saúde. O Dr. Samuel Murinda reduziu o seu envolvimento como Secretário da EQAC devido à sua dedicação a outras ocupações profissionais e académicas. Durante alguns anos de reorganização, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional entrou num período de pouca atividade. Em 2008, o Dr. Guillermo M. Olsen tornou-se o novo presidente da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. As atividades, regulamentos e serviços da EQAC e seu website foram revisados. Eduardo Cano, da Espanha, foi nomeado secretário da EQAC.

2012

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional reuniu-se para autorizar uma direção mais executiva da Comissão. Dr. William Martin foi nomeado o novo presidente. Nuria Mañon, da Espanha, foi nomeada secretária da EQAC.