Reconhecimento nos USA - Qualidade da Educação nos Estados Unidos
Comissão de acreditação de qualidade educacional
RECONHECIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS
É difícil para os governos estrangeiros compreenderem o controle de qualidade da educação e o sistema de acreditação educacional dos Estados Unidos, uma vez que o Departamento de Educação dos Estados Unidos não atua como um Ministério da Educação, não concede licenças, nem está sob a sua jurisdição. conceder diplomas. O Departamento de Educação dos EUA não é responsável por isto e permite que as próprias universidades se regulem e estabeleçam as medidas e padrões para a sua qualidade académica e acreditação. Não existem leis a nível nacional que exijam que qualquer universidade se submeta a qualquer processo de autorização nacional, acreditação educacional ou controlo de qualidade académica.
Departamento de Educação dos EUA
O Departamento de Educação dos EUA não credencia nem reconhece instituições e/ou programas educacionais. No entanto, o Departamento de Educação dos EUA supervisiona o sistema de acreditação pós-secundária, inspecionando todas as agências de acreditação reconhecidas pelo governo federal. O Departamento de Educação dos EUA responsabiliza essas agências de credenciamento por garantir que seus padrões de credenciamento sejam atendidos de forma eficaz. Além disso, como parte das funções de supervisão deste Departamento, o Secretário da Educação é obrigado por lei a publicar uma lista de agências de acreditação que sejam reconhecidas e confiáveis nacionalmente quanto à qualidade da educação das instituições de ensino superior e dos programas de ensino superior que elas credenciam. A Secretaria de Educação também reconhece as agências estaduais ao aprovar o ensino profissional pós-secundário público e o ensino de enfermagem.
Muitas agências de acreditação americanas realizam atividades de acreditação fora dos Estados Unidos. Essas ações não estão dentro da jurisdição legal do Departamento de Educação para reconhecer ou supervisionar.
Os Estados Unidos não têm um Departamento de Educação federal ou outra autoridade centralizada que exerça um controlo nacional único sobre as instituições de ensino superior neste país.
Instituições licenciadas ou autorizadas pelo Estado
Cada estado dos Estados Unidos assume vários graus de controle sobre a educação, mas, em geral, as instituições de ensino superior podem operar com considerável independência e autonomia. Como consequência, as instituições educacionais americanas podem variar amplamente no caráter e na qualidade dos seus programas.
Para garantir a qualidade, a prática da acreditação surgiu nos Estados Unidos como meio de realizar avaliações não governamentais e voluntárias de instituições e programas educacionais. Estas associações educativas privadas, de âmbito regional ou nacional, adoptaram critérios para contrastar as qualidades de um programa educativo sólido e desenvolveram procedimentos para avaliar instituições ou programas e determinar se estão a operar dentro de níveis suficientes de qualidade.
Cada estado dos Estados Unidos deve fornecer informações sobre as instituições e programas aprovados para operar naquele estado específico. A aprovação e a acreditação do estado não são iguais. A aprovação estadual para operar significa que as instituições atenderam a certos requisitos mínimos estabelecidos por esse estado. Acreditação significa que uma instituição atingiu um determinado nível de qualidade acadêmica determinado pelos critérios da entidade acreditadora. Na maioria dos estados, a autorização estadual para operar não exige acreditação.
As autoridades governamentais estaduais são responsáveis pela regulamentação do ensino superior dentro das suas jurisdições, através do pré-licenciamento de prestadores de ensino superior, bem como pela supervisão e aplicação das leis e regulamentos estaduais relevantes.
O licenciamento e o credenciamento estaduais não são iguais. A autorização estatal para funcionar significa que as instituições cumpriram determinados requisitos estabelecidos por um estado. A acreditação significa que uma instituição atingiu um certo nível de qualidade acadêmica e educacional. Na maioria dos estados, a autorização para operar uma instituição educacional não exige acreditação.
La importancia de la acreditación
O objetivo da acreditação é garantir que a educação ministrada pelas instituições e/ou programas de ensino superior atinge níveis aceitáveis de qualidade. As agências de acreditação, que são associações educativas privadas de âmbito regional, programático profissional ou nacional, desenvolvem critérios de avaliação e realizam avaliações entre pares para avaliar se esses critérios são ou não cumpridos. As instituições e/ou programas que solicitam avaliação por uma agência e que atendem aos critérios de uma agência são então “acreditados” por essa agência. Veja mais...
Algumas funções da acreditação
- Verifique se uma instituição ou programa atende aos padrões estabelecidos;
- Ajude os futuros estudantes a identificar instituições aceitáveis;
- Auxiliar as instituições na determinação da aceitação e transferência dos créditos acadêmicos;
- Ajudar a identificar instituições e programas de concessão de bolsas de financiamento público e privado;
- Proteger uma instituição contra pressões internas e externas prejudiciais;
- Criar objetivos para a melhoria de programas mais fracos e estimular uma elevação geral dos padrões entre as instituições de ensino;
- Envolver de forma abrangente o corpo docente e o pessoal na avaliação e planeamento institucional;
- Estabelecer critérios para certificação e licenciamento profissional e para os cursos de atualização exigidos pela referida profissão; e
- Atenda a uma das diversas condições exigidas para determinar a elegibilidade da instituição para receber subsídios e assistência federais.
Nos Estados Unidos da América, as instituições de ensino superior poderiam cumprir este processo de garantia de qualidade que é voluntário e monitorizado por agências de acreditação. Algumas dessas agências são supervisionadas pelo Departamento de Educação dos EUA e outras atuam como órgãos independentes. Leia mais…
O Departamento de Educação dos EUA fornece uma lista de organizações privadas e não governamentais de credenciamento educacional cuja tarefa é verificar os padrões de qualidade acadêmica de uma instituição educacional. As organizações de credenciamento educacional listadas nesta lista gerenciam e distribuem fundos federais de bolsas estudantis concedidas pelo governo dos Estados Unidos. Este grupo de organizações de acreditação educacional é coordenado pelo CHEA (Conselho de Acreditação do Ensino Superior), outra organização não governamental. O Departamento de Educação, através do CHEA, tem muitas agências na sua lista de organizações de acreditação educacional aprovadas. Qualquer escola não acreditada por estes organismos incluídos na CHEA, ou por uma organização reconhecida pela CHEA, é geralmente considerada desacreditada e frequentemente discriminada nos EUA pelo seu alegado não cumprimento dos padrões estabelecidos pela CHEA na qualidade da educação. Veja mais...
Acreditação e Garantias de Qualidade
A acreditação é o processo usado na educação nos EUA para garantir que escolas, instituições pós-secundárias e outros provedores de ensino superior atendam e mantenham padrões mínimos de qualidade e integridade acadêmica, administrativa e institucional. A acreditação é um processo voluntário baseado no princípio da autogovernança acadêmica. Escolas, instituições pós-secundárias e programas (faculdades) dentro das instituições participam do credenciamento. As entidades que realizam a acreditação são associações compostas por outras instituições e acadêmicos especializados em assuntos específicos, que estabelecem e fazem cumprir as normas e procedimentos estabelecidos para completar o processo de acreditação. Veja mais...
Tanto o governo federal como o estadual reconhecem a acreditação como o mecanismo através do qual a qualidade institucional e programática é garantida. Em termos internacionais, a acreditação por uma autoridade credenciadora reconhecida é aceita como o equivalente americano ao reconhecimento ministerial de instituições pertencentes a sistemas educacionais nacionais de outros países. Veja mais...
Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
O Departamento de Educação dos EUA não avalia diplomas ou qualificações estrangeiras.
Não existe uma autoridade única nos Estados Unidos para o reconhecimento de diplomas e outras qualificações estrangeiras. Os acordos e práticas internacionais no sistema educacional e no mercado de trabalho dos Estados Unidos reconhecem a existência de três autoridades de reconhecimento competentes:
- Admissão à escola ou instituição de ensino superior, para os estudantes que pretendam estudar nos Estados Unidos e que apresentem créditos ou qualificações obtidas no estrangeiro;
- O empregador contratante, para candidatos a emprego que apresentem graus ou outras qualificações obtidas no estrangeiro; e
- Licenças estaduais ou territoriais, para pessoas que pretendam exercer profissões regulamentadas em uma jurisdição dos Estados Unidos e que apresentem diplomas ou outras qualificações obtidas no exterior.
Muitas, se não a maioria, destas autoridades competentes baseiam-se, por sua vez, em recomendações especializadas em matéria de comparabilidade preparadas por serviços de avaliação de credenciais.
Serviços de avaliação de credenciais
Os serviços de avaliação de credenciais são organizações independentes que realizam uma análise de qualificações e diplomas obtidos fora dos EUA e emitem recomendações sobre como uma qualificação específica se compara a uma qualificação ou conjunto de qualificações semelhantes no sistema educacional, no mercado de trabalho ou nas profissões dos EUA.
As avaliações de credenciais não são gratuitas e os candidatos são responsáveis pelo custo do serviço selecionado. O custo e o tempo para realizar o serviço irão variar dependendo da complexidade do caso e da quantidade de documentação fornecida. Todo o processo de validação pode levar semanas ou meses.
A validade do relatório de equivalência de diploma pode variar de um serviço de avaliação de credenciais para outro. Não existe um relatório de avaliação ou documento de validação de credenciais global ou universalmente aceito. Antes de submeter qualquer documento a um serviço de avaliação de credenciais, os candidatos devem garantir que os relatórios ou documentos deste serviço de validação serão aceitos e atendem às expectativas da instituição receptora. Leia mais…
Se você está preocupado se seu diploma será aceito por empresas ou universidades de um determinado estado, recomendamos que você investigue com antecedência. Cada Estado deve fornecer informações sobre as instituições e programas que aceita dentro da sua jurisdição.
Acreditação EQAC para faculdades e universidades
A Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação (EQAC) pode conceder acreditação educacional a qualquer faculdade ou universidade que esteja disposta a fazer um esforço para preparar um relatório de autoavaliação abrangente que certifique a qualidade da sua educação. A acreditação educacional tem grande valor competitivo entre institutos e universidades que operam nos Estados Unidos. Fora das fronteiras dos EUA, a acreditação educacional americana não é nem melhor nem pior do que outras opções de acreditação educacional mais internacionais. O que as instituições de ensino superior devem considerar não é adicionar mais acreditações locais do seu próprio país, mas sim obter uma acreditação internacional que possa endossá-las e diferenciá-las num mercado mundial competitivo e globalizado. Veja mais...
Credencie-se agora!