Espaço Europeu de Ensino Superior
Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional
ECTS - SISTEMA EUROPEU DE TRANSFERÊNCIA E ACUMULAÇÃO DE CRÉDITOS
O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) permite uma maior clareza no ensino e na aprendizagem, e facilita o reconhecimento dos estudos, a qualidade académica e a acreditação educacional tanto no setor formal (oficial), como no não formal. Este sistema é utilizado na Europa para a transferência de créditos (mobilidade estudantil) e a acumulação de créditos para completar um programa de estudos. Isso também fornece informações sobre o desenho do referido programa e garante sua qualidade educacional.
As instituições que aplicam créditos ECTS publicam os seus catálogos de cursos que incluem descrições detalhadas dos programas de estudo, unidades de aprendizagem, regulamentos universitários e serviços estudantis. A apresentação do curso contém objetivos de aprendizagem (o que os estudantes esperam saber, compreender e ser capazes de fazer) e cargas de trabalho (o tempo que os alunos normalmente necessitam para atingir esses objetivos de aprendizagem) expressos em termos de créditos (e horas de estudo). Estes dados são fundamentais para estabelecer o nível de qualidade e acreditação educacional.
A transferência e acumulação de créditos é facilitada através da utilização de um conjunto de documentos fundamentais determinados pelos créditos ECTS (catálogo de cursos, contrato de aprendizagem e certificação de horas e notas), bem como do Suplemento ao Diploma. Os créditos ECTS podem ser instrumentos muito úteis nas decisões sobre o reconhecimento de um diploma, a sua qualidade académica e facilitar a acreditação em educação. Estas decisões, no entanto, permanecem sob a responsabilidade final das autoridades competentes: os professores participantes no intercâmbio estudantil, os funcionários dos gabinetes de admissão, os centros de aconselhamento para validações, os funcionários ou funcionários do ministério da educação.
O Quadro Europeu de Qualificações ( EQF – European Qualifications Framework) tornará desnecessários os atuais procedimentos oficiais de validação (homologações) ao oferecer educação e formação de acordo com as diretrizes dos créditos ECTS. Veja mais...
Os países de toda a Europa enfatizam cada vez mais a necessidade de considerar como estabelecer a qualidade e a acreditação na educação.
Os créditos ECTS constituem uma linguagem comum para a qualidade na educação, o reconhecimento académico e a acreditação educacional.
Para que servem os créditos ECTS?
O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) é uma ferramenta do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES) para tornar as qualificações e os cursos mais transparentes. Este guia auxilia os estudantes em viagens entre países e também no reconhecimento de suas qualificações acadêmicas e períodos de estudo no exterior.
O ECTS permite que créditos obtidos numa instituição de ensino superior sejam válidos para um curso cursado noutro centro similar. Os créditos ECTS representam formação baseada em resultados de aprendizagem bem definidos e na carga de trabalho que implicam.
O ECTS permite que os programas de estudo sejam mais flexíveis para os estudantes. Além disso, também apoia o planejamento, a execução e a avaliação de programas de ensino superior. Esta ferramenta fundamental do processo de Bolonha visa tornar os sistemas educacionais nacionais mais compatíveis internacionalmente. O ECTS também ajuda a tornar outros documentos, como o Suplemento ao Diploma Europeu , mais claros e fáceis de utilizar em outros países.
O ECTS foi adoptado como sistema de créditos nacional na maioria dos países do Espaço Europeu do Ensino Superior e cada vez mais em locais fora dele.
Por que são necessários créditos ECTS?
As diferenças entre os sistemas nacionais de ensino superior podem dar origem a problemas no que diz respeito ao reconhecimento de qualificações e aos períodos de mobilidade no estrangeiro . Esta questão é abordada, em parte, através da melhoria da compreensão dos resultados da aprendizagem e da carga curricular.
O sistema ECTS permite também fundir diferentes tipos de aprendizagem, como a formação universitária e a aprendizagem em contexto laboral, no mesmo programa de estudos ou numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
Como funcionam os créditos ECTS?
60 créditos ECTS equivalem a um ano completo de estudo ou trabalho. Num curso acadêmico tradicional, esses 60 créditos são normalmente divididos em vários módulos menores. Geralmente, um típico “curso de ciclo curto” tem entre 90 e 120 créditos ECTS; enquanto uma qualificação (grau) de “primeiro ciclo” consiste em 180 ou 240 créditos ECTS.
Por seu lado, um grau de “segundo ciclo” (mestrado) equivale a 90 ou 120 créditos ECTS. Por outro lado, no “terceiro ciclo” (doutorado) a utilização do sistema ECTS varia.
O ECTS é aplicado para facilitar a mobilidade de estudantes entre instituições de ensino superior. Catálogos de ofertas acadêmicas, acordos de aprendizagem e certificações acadêmicas ajudam a reconhecer e transferir os créditos que os alunos concluíram durante um período de mobilidade no exterior. O Guia do Utilizador ECTS publicado pela União Europeia descreve este sistema e a forma como é utilizado com mais detalhe.
O que são créditos ECTS?
Os créditos ECTS baseiam-se na carga horária que o aluno tem de cumprir para atingir os objetivos de aprendizagem. Os objetivos de aprendizagem descrevem o que o aluno deve saber, compreender e ser capaz de fazer após concluir o processo de aprendizagem. A carga horária indica o tempo médio que os alunos precisariam para concluir todas as atividades de aprendizagem (aulas, seminários, projetos, práticas, estudo independente e exames) necessárias para atingir esses objetivos de aprendizagem.
1 CRÉDITO ECTS = 25 a 30 horas de estudo ou trabalho
São atribuídos 60 créditos ECTS à carga letiva de um ano de estudos do ensino oficial (ano letivo) e aos respetivos objetivos de aprendizagem. Na maioria dos casos esta carga letiva varia entre 1500 a 1800 horas por ano letivo, onde cada crédito corresponde a 25 a 30 horas de estudo.
O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) é uma ferramenta que permite aos estudantes obter créditos por cada aprendizagem de ciclo superior concluída. Os créditos ECTS constituem um sistema centrado no aluno cujo objetivo é promover a transparência no processo de estudo e nos objetivos de aprendizagem alcançados, e verificar da forma mais fácil a qualidade educativa da formação. Os créditos ECTS facilitam o planejamento, implementação, avaliação, reconhecimento, avaliação e acreditação académica de qualificações e unidades de estudo concluídas, bem como a mobilidade académica entre instituições. Os créditos ECTS são atualmente aplicados no ensino regulamentado (oficial), mas podem ser aplicados e utilizados noutras atividades educacionais fora desta área.
Os créditos ECTS são atribuídos tanto aos programas e graus completos, como às suas componentes (módulos, disciplinas, cursos, trabalhos de investigação, práticas de trabalho e laboratórios). O número de créditos atribuídos a cada componente é baseado no seu peso específico em termos da carga horária acadêmica que o aluno deve cumprir para cumprir os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Os créditos ECTS são atribuídos a cada aluno após o cumprimento dos requisitos de cada programa de estudos, ou das diferentes partes do programa, desde que sejam aprovados nas avaliações correspondentes. Os créditos podem ser acumulados para obter qualificações ou diplomas atribuídos pela instituição de ensino e são mais fáceis de transferir para outras instituições completarem programas de formação em escolas diferentes.
Caso os estudantes tenham cumprido os objetivos de aprendizagem em outros contextos ou momentos, os créditos ECTS associados poderão também ser atribuídos após a avaliação, avaliação ou reconhecimento de que os referidos objetivos de aprendizagem foram alcançados e que os padrões de qualidade educacional foram cumpridos. Desta forma, os créditos obtidos num programa de estudos podem ser transferidos para outro programa de estudos, tanto dentro da mesma instituição de ensino como em outra, facilitando o reconhecimento educacional e a acreditação entre diferentes organizações.
Esclarecimentos regulamentares sobre Créditos ECTS
A União Europeia não tem poderes legislativos em matéria de educação. A regulamentação da educação em cada país membro é da responsabilidade do Ministério da Educação ou órgão designado desse país.
A União Europeia definiu os créditos ECTS como um mecanismo desejável para a melhor mobilidade e transferência de estudantes entre diversos programas educativos e para a compreensão e valorização dos estudos realizados. Antes dos créditos ECTS, os sistemas educativos de cada país europeu eram tão diferentes que as aprovações e avaliações dos estudos concluídos num país eram complexas para outros países.
Os créditos ECTS são um sistema utilizado pelas universidades europeias para validar disciplinas e, no âmbito do chamado processo de Bolonha, quantificar o trabalho relacionado com o aluno que trabalha nos cursos patrocinados pelo Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).
Os Ministros da Educação de vários países europeus (tanto da União Europeia como de outros países como Rússia ou Turquia) comprometem-se através da Declaração de Bolonha, assinada em 1999, a transformar os seus modelos educativos e convergi-los de acordo com as diretrizes de crédito ECTS. . O objetivo desta convergência é facilitar o intercâmbio de diplomados e adaptar o conteúdo dos estudos universitários às exigências sociais, melhorando a sua qualidade e competitividade através de uma maior transparência e compreensão do que se estuda em cada país.
O processo de Bolonha não é um tratado vinculativo e afeta exclusivamente o ensino oficial regulamentado pelos ministérios da educação de cada país. Como resultado do processo de Bolonha, foi criado o Espaço Europeu do Ensino Superior, espaço ao qual aderiram os países e que serviria de quadro de referência para as reformas educativas que muitos países iniciariam nos primeiros anos do século XXI.
As iniciativas de educação não regulamentadas ou não formais não são afetadas pelo processo de Bolonha, mas sim pelas regulamentações legais do seu país. O Espaço Europeu do Ensino Superior reconheceu a importância destas iniciativas de educação não regulamentadas ou não formais na sociedade e recomenda a adaptação dos créditos ECTS para uma melhor compreensão e aceitação da formação que proporcionam. Cada sistema de formação deverá ter o seu equivalente em créditos ECTS (abreviatura de European Credit Transfer System).
A utilização de créditos ECTS não implica a aprovação ou aceitação obrigatória e automática dos referidos créditos por qualquer instituição ou órgão. Cada instituição ou programa educativo é livre de aceitar e validar créditos ECTS obtidos noutras instituições, no entanto o facto da formação ser expressa em créditos ECTS facilita a sua compreensão e potencial reconhecimento.
La certificación EQAC de Créditos ECTS
La Comisión de Acreditación de la Calidad de la Educación puede certificar la emisión de créditos ECTS tras constatar la equivalencia en créditos ECTS de un curso o asignatura impartido por instituciones educativas acreditadas o revisadas por EQAC. Para obtener la capacidad de certificar créditos ECTS de un curso, asignatura o programa, la institución educativa siempre debe demostrar que se han cumplido los objetivos de aprendizaje y horas de estudio de dicha formación. Ver más...