Regulamento de Crédito ECTS
Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional
REGULAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE CRÉDITOS ECTS
Estes regulamentos foram estabelecidos para garantir a integridade da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional e de todos os seus serviços. Este regulamento foi concebido para ser eficaz e a sua interpretação baseia-se no respeito pelos valores éticos, integridade e espírito não lucrativo de cada um dos membros da comissão.
Estas regras podem evoluir para abordar novas situações ou serviços sob proposta dos membros da Comissão. O Presidente também aceitará propostas de indivíduos ou grupos, incluindo estudantes, funcionários, professores, membros do público em geral, agências governamentais e outras instituições ou organizações. O Presidente analisará estas propostas e assumirá a responsabilidade de avaliá-las de um ponto de vista razoável e imparcial. As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional.
1. Regulamento dos membros da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional.
2. Regulamento para acreditação de instituições de ensino.
3. Regulamento de concessão do diploma de validação do grau.
4. Regulamento de concessão do Doutorado de Excelência.
5. Regulamento para certificação de Créditos ECTS.
5.1. Certificação de Crédito ECTS
A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional pode certificar a emissão de créditos ECTS após verificação da equivalência em créditos ECTS de um curso ou disciplina ministrada por instituições de ensino acreditadas ou avaliadas pela EQAC. Para obter a capacidade de certificação de créditos ECTS de um curso, disciplina ou programa, a instituição de ensino deve sempre demonstrar que os objetivos de aprendizagem e as horas de estudo da referida formação foram cumpridos.
5.2. Processo de certificação de crédito ECTS
Qualquer instituição de ensino que pretenda certificar créditos ECTS deverá demonstrar através do pedido de acreditação (relatório de autoavaliação) que cumpre um conjunto de padrões de qualidade educativa da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. Para solicitar certificação para emissão de créditos ECTS, a escola ou instituição de ensino deve:
- Faça download da Internet e preencha o pedido de acreditação EQAC (relatório de autoavaliação).
- Entre em contato com a Secretaria do EQAC para validar a elegibilidade da certificação.
- Pague uma taxa de certificação de 700 euros. Não há reembolso dela.
A EQAC aplicará os mesmos procedimentos descritos no processo de acreditação educacional, aplicando as limitações e adaptações relevantes resultantes da aplicação das diretivas europeias sobre créditos ECTS.
5.3. Normas exigidas para a certificação de créditos ECTS.
A escola ou instituição de ensino não precisa realizar o processo completo de acreditação educacional, mas apenas atender 12 dos 26 padrões descritos no pedido de acreditação (o relatório de autoavaliação) da Comissão de Credenciamento da Qualidade Educacional. Os padrões que devem ser cumpridos para se qualificar para a emissão de créditos ECTS são:
- A1. EU IA
- A1. Autorização legal
- A3. Acreditações, reconhecimentos e referências
- C1. Descrição dos cursos e programas
- C2. Horas de estudo
- C3. Objetivos do curso e/ou aprendizagem
- C4. Conteúdo e materiais do curso
- C7. Metodologia de ensino
- C9. Qualificações dos professores
- C10. Avaliação e notação
- C11. Certificado ou título
- C12. Transcrição, currículo, transcrição ou equivalente
Uma vez recebida a candidatura, a EQAC orientará a escola ou instituição de ensino na adaptação às diretrizes europeias para a emissão de créditos ECTS.
5.4. Parâmetros para certificação de créditos ECTS.
A certificação de emissão de créditos ECTS é exclusiva para escolas ou instituições de ensino europeias.
5.4. Certificação de crédito ECTS.
A escola ou instituição de ensino certificada recebeu um relatório de avaliação dos pontos que necessitam de ser melhorados ou adaptados para cumprir a directiva europeia relativa aos créditos ECTS. Você também receberá um diploma de acreditação assim que o processo for concluído.
As escolas ou instituições de ensino certificadas para a emissão de créditos ECTS podem ser incluídas na lista de instituições acreditadas da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional,, desde que paguem a taxa anual de manutenção.
Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional
Clique para ver mais sobre: