reglamento-de-creditos-ects.jpg
CRÉDITOS ECTS

Regulamento de Crédito ECTS

Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional

 

 

REGULAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE CRÉDITOS ECTS

 

Estes regulamentos foram estabelecidos para garantir a integridade da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional e de todos os seus serviços. Este regulamento foi concebido para ser eficaz e a sua interpretação baseia-se no respeito pelos valores éticos, integridade e espírito não lucrativo de cada um dos membros da comissão.

 

Estas regras podem evoluir para abordar novas situações ou serviços sob proposta dos membros da Comissão. O Presidente também aceitará propostas de indivíduos ou grupos, incluindo estudantes, funcionários, professores, membros do público em geral, agências governamentais e outras instituições ou organizações. O Presidente analisará estas propostas e assumirá a responsabilidade de avaliá-las de um ponto de vista razoável e imparcial. As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional.

 

1. Regulamento dos membros da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional.

2. Regulamento para acreditação de instituições de ensino.

3. Regulamento de concessão do diploma de validação do grau.

4. Regulamento de concessão do Doutorado de Excelência.

5. Regulamento para certificação de Créditos ECTS.

 

5.1. Certificação de Crédito ECTS

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional pode certificar a emissão de créditos ECTS após verificação da equivalência em créditos ECTS de um curso ou disciplina ministrada por instituições de ensino acreditadas ou avaliadas pela EQAC. Para obter a capacidade de certificação de créditos ECTS de um curso, disciplina ou programa, a instituição de ensino deve sempre demonstrar que os objetivos de aprendizagem e as horas de estudo da referida formação foram cumpridos.

 

5.2. Processo de certificação de crédito ECTS

Qualquer instituição de ensino que pretenda certificar créditos ECTS deverá demonstrar através do pedido de acreditação (relatório de autoavaliação) que cumpre um conjunto de padrões de qualidade educativa da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. Para solicitar certificação para emissão de créditos ECTS, a escola ou instituição de ensino deve:

  • Faça download da Internet e preencha o pedido de acreditação EQAC (relatório de autoavaliação).
  • Entre em contato com a Secretaria do EQAC para validar a elegibilidade da certificação.
  • Pague uma taxa de certificação de 700 euros. Não há reembolso dela.

A EQAC aplicará os mesmos procedimentos descritos no processo de acreditação educacional, aplicando as limitações e adaptações relevantes resultantes da aplicação das diretivas europeias sobre créditos ECTS.

 

5.3. Normas exigidas para a certificação de créditos ECTS.

A escola ou instituição de ensino não precisa realizar o processo completo de acreditação educacional, mas apenas atender 12 dos 26 padrões descritos no pedido de acreditação (o relatório de autoavaliação) da Comissão de Credenciamento da Qualidade Educacional. Os padrões que devem ser cumpridos para se qualificar para a emissão de créditos ECTS são:

  • A1. EU IA
  • A1. Autorização legal
  • A3. Acreditações, reconhecimentos e referências
  • C1. Descrição dos cursos e programas
  • C2. Horas de estudo
  • C3. Objetivos do curso e/ou aprendizagem
  • C4. Conteúdo e materiais do curso
  • C7. Metodologia de ensino
  • C9. Qualificações dos professores
  • C10. Avaliação e notação
  • C11. Certificado ou título
  • C12. Transcrição, currículo, transcrição ou equivalente

Uma vez recebida a candidatura, a EQAC orientará a escola ou instituição de ensino na adaptação às diretrizes europeias para a emissão de créditos ECTS.

 

5.4. Parâmetros para certificação de créditos ECTS.

A certificação de emissão de créditos ECTS é exclusiva para escolas ou instituições de ensino europeias.  

  

5.4. Certificação de crédito ECTS.

A escola ou instituição de ensino certificada recebeu um relatório de avaliação dos pontos que necessitam de ser melhorados ou adaptados para cumprir a directiva europeia relativa aos créditos ECTS. Você também receberá um diploma de acreditação assim que o processo for concluído.

As escolas ou instituições de ensino certificadas para a emissão de créditos ECTS podem ser incluídas na lista de instituições acreditadas da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional,, desde que paguem a taxa anual de manutenção.

 

 

 

Comissão de Acreditação de Qualidade Educacional

  

Clique para ver mais sobre:

 

CARREIRA INSTITUCIONAL

1999

Os fundadores da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional estavam conscientes da necessidade de estabelecer instrumentos internacionais para promover a qualidade da educação independente. Estes instrumentos são essenciais num mundo global e descentralizado, constituem uma fórmula eficaz para controlar as constantes mudanças no sector da educação privada, garantindo ao mesmo tempo padrões de qualidade na educação. Com a ideia de pensar globalmente através da ação local, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional decidiu enraizar-se nos ambientes socioeconómicos mais representativos do mundo ocidental.

A Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional foi criada no Reino Unido com número de registro: Companies House - 3.728.049, para melhor representar os interesses do Reino Unido e dos países da Commonwealth com a missão de fornecer credenciamento e auditoria de qualidade para instituições educacionais da Commonwealth.

2000 

A Education Quality Accreditation Commission foi criada em Washington DC, Estados Unidos, como uma organização sem fins lucrativos para representar a América do Norte e todas as áreas de influência da língua inglesa. Também foi estabelecida em Espanha com o número de registo: B-80317283, para melhor representar os interesses dos países europeus, mediterrânicos e latino-americanos de língua espanhola.

A Fundação Together in the World (TW), que desenvolveu programas e atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UNESCO sobre a promoção do desenvolvimento social e cultural, incentivou a criação da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional como forma de promover uma educação de qualidade, e complementar o desenvolvimento social e cultural através de iniciativas educacionais independentes que atendam aos padrões de qualidade na educação. A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional foi profundamente inspirada pela política da UNESCO em matéria de educação para o século XXI.

2001

A Fundação TW reconheceu a necessidade de a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional adquirir autonomia institucional. A senhora Mercedes López, diretora da Fundação TW, renunciou às suas funções na Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. O Dr. Francis Dessart, na Bélgica, tornou-se presidente de uma Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação institucionalmente independente. O Dr. Samuel Murinda, do Zimbabué, foi nomeado secretário da EQAC.

2004

O professor Francis Dessart renunciou ao cargo devido à idade avançada e problemas de saúde. O Dr. Samuel Murinda reduziu o seu envolvimento como Secretário da EQAC devido à sua dedicação a outras ocupações profissionais e académicas. Durante alguns anos de reorganização, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional entrou num período de pouca atividade. Em 2008, o Dr. Guillermo M. Olsen tornou-se o novo presidente da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. As atividades, regulamentos e serviços da EQAC e seu website foram revisados. Eduardo Cano, da Espanha, foi nomeado secretário da EQAC.

2012

A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional reuniu-se para autorizar uma direção mais executiva da Comissão. Dr. William Martin foi nomeado o novo presidente. Nuria Mañon, da Espanha, foi nomeada secretária da EQAC.